19 de mai de 2010

HOTS OLD SCHOOL ou RAT HODS ?

     Geralmente construidos com carrocerias das décadas de 20 à 40, ainda que a maioria não passe da década de 30. Utilizam praticamente os mesmos conceitos dos Hot Rods, porem geralmente não buscam dar um acabamento mais requintado, deixando o carro pronto com aspecto bastante grotesco, como se acabasse de sair de um ferro velho, mas com bastante atenção para itens como mecânica.
Os old school são feitos sempre com o máximo de peças de carros até a década de 40, não utilizam freios a disco, hidrovácuo ou direção hidráulica, a menos que esses itens fiquem escondidos de forma a não descaracterizá-lo como tendo sido feito até a década de 40. Geralmente, por terem nos anos 40 sido construídos para corridas(ilegais até a criação da NHRA que passou a organizar corridas legais), esses carros abriam mão de paralamas, estribos, capo, e tudo que pudesse ser retirado para aliviar o peso do carro ganhando assim mais velocidade utilizando-se da relação peso-potência. Embora os capos tenham sido banidos geralmente por motivo de segurança.

Como na época não existiam lojas especializadas em performance, muitos rodders fabricavam coletores para multipla carburação, ou flanges que lhes permitissem melhorar o sistema de alimentação do motor, o que às vezes acabava por incendiar o motor, retirando-se o capo, o motorista podia ver o incêndio no início e parar a tempo de salvar sua máquina,já que geralmente utilizava-se carrocerias das decadas de 20 e 30 nessa categoria por serem pequenas e leves, e estas tinham seu tanque de combustível logo atrás do motor e à frente do motorista, uma vez incendiado o tanque não tinha mais como apagar, só restando ao rodder ver sua criação se acabar em chamas. Essa categoria foi a que deu origem aos Hot Rods, de onde sai o nome Old School (velha escola).
Mais para a década de 60/70,surgiu o nome RAT ROD para denominar essa categoria de hots, pelo seu acabamento desleixado e com aspecto de que estava literalmente largado aos ratos, porém, os rodders mais puristas não aceitam o termo Rat Rod, alegando que os carros que se encaixam nessa categoria são os verdadeiros Hot Rods, e não os veículos com acabamento primoroso e cheios de cromados que surgiram tempos depois.
"Definição NHRA e IHRA" - (duas das mais respeitadas e antigas organizações de Rodders dos Estados Unidos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário