26 de jul de 2009

ED "BIG DADDY" ROTH e ""RAT FINK""

Mecanico, artista, musico e customizador ED "BIG DADDY" ROTH, é uma figura classica no mundo Kustom Kulture, e foi um dos responsáveis em transformar a California na meca dos hot-rods e outros veiculos motorizados durante os anos 60. Roth ficou famoso tanto como designer de veicuos personalizados quanto como criador de monstros ao mesmo tempo grotescos e simpaticos.







Ed Roth criou o Rat Fink por uma aversao ao personagem Mickey Mouse, buscando demonstrar um rato de verdade. Rat Fink acabou se tornando um simbolo de contra cultura e representante da Kustom Kulture, o ratfink hoje é mascote e indispensavel no estilo Rat Rod (veiculos antigos, com motores preparados e carcaças enferrujadas, sem grandes cuidados e com soldas aparentes).





Ed Roth foi o pioneiro em utilizar a fibra de vidro em Hot Rods. Em 1958 ela era usada principalmente na contrução civil e em pranchas de surfe, até que Ed Roth, resolveu utilizar o material em seu HotRod. Desde entao, todo mundo seguiu a sua ideia.



"Mr. Gasser", esse era o nome que Ed "Bid Daddy" Roth era conhecido no ramo musical. Um homem "renascentista", Roth era habilidoso em inumeras areas: por exemplo, alem de desenhista e construtor de carros (pioneiro no design de veiculos de baixo consumo), cantava como grupo The Weirdos sob o codinome de Mr. Gasser, que lancou alguns como Surfink e Rods N'Ratfinks pela gravadora Capitol.








Nenhum comentário:

Postar um comentário